quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Memórias de um HAIKAI


Hoje vagando pela internet ... isso é uma praga ... encontrei um presente.

Um site de HAIKAIs !

Haikai é um forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade (coisas que me faltam as vezes, rsrsrsrs).

A primeira vez que eu ouvi um Haikai foi no 1º colegial ... faz tempo. A escola contratou um haikaísta para fazer um workshop. Nós que na época nos considerávamos SEMI-DEUSES ficamos "de cara". Lembro como se fosse hoje, o impacto que isso teve na minha vida e na minha comunicação.

Como se você abrisse um baú que não é seu ... Assim é esse site ... vc abre a caixa de Haikais e pode encontrar dentro dele algo que te faça rir, chorar, pensar, discordar, achar rídiculo ... não importa.

Experimenta clica aqui !!!!!!

Como se pode dizer tanto, com tão pouco ???

Aqui tem duas coisas que são muito importantes do ponto de vista do "aprender", uma é ser surpreendido e a outra é ser desafiado.

Ser surpreendido com forma e/ou conteúdo aguçam nossos sentidos, nos deixam mais tenazes, mais capazes de entender e ver coisas que antes não eram tão fáceis de compreender !!!

Já o desafio é na ALMA ... alguma coisa que incomoda e faz com que a gente se MEXA !!!!! A direção nem importa tanto o importante é o movimento. Depois você racionaliza, entende. O engraçado é que o desafio não depende de nada exterior. Ele é imposto por nós mesmos, as vezes nasce da indignação, as vezes do não conformismo, as vezes até da aventura ... Mas quando vem, é muito difícil fugir dele, MUITO !

Vem com a onda
Água cobre e lava
Limpa me deixa
(esse é meu)

4 comentários:

Anônimo disse...

Co:
lindo!!!
saudades

Priscila Sérvulo disse...

Connie, muitas felicidades, realizações e aprendizados com o novo espaço, que certamente virão! E certamente vc já tem muito a dividir conosco tb.
Que engraçado, eu estava na mesma aula que vc na oficina de HaiCai, há muitos e muitos anos, e a mim tocou de forma diversa, não fez tanta diferença na minha vida. Interessante. Cada um "sente" as novidades de forma diversa também, não é? beijão, estarei sempre por aqui para aprender com o que vc gosta e descobre. pri

Calavera disse...

¡Hola Tata!
Ni siquiera voy a intentar escribir en portugués.
Tu idea de hacer un blog sobre lo que se aprende es muy buena... y es original. La mayoría de los blogs que conozco, incluyendo el mío, pretenden enseñar, exponer lo que cada uno cree que es verdad. Exponerse uno mismo, en cambio, a lo que nos puedan enseñar los demás es una posición mucho más sabia.
¡Parabens!

Unknown disse...

Conz:
poucas palavras dizem muito quando encontram uma caixa de ressonância em quem as ouve...
Adorei teu blog !