domingo, 12 de outubro de 2008


Esta semana aconteceu uma coisa muito engraçada ! Recebi por e.mail um arquivo sobre as novas regras da Língua Portuguesa ! Várias pessoas do trabalho também receberam e daí já viu, começou a maior discussão. As pessoas INDIGNADAS diziam que seria difícil abrir mão do hífen, de alguns acentos, etc ...
Eu imediatamente lembrei do meu avô que me escrevia lindas cartas quando eu era bem pequenininha (ainda tenho duas). Todas escritas com " ph " no lugar de " f ", trema nos us, etc ... Quando eu as lia, tinha uma sensação de que meu vôzinho querido era mais velho do que Matuzalém ! Lembro da minha mãe falando para ele - Pai, Farmácia não se escreve mais com PH ... pelo amor de Deus ! E meu vô Jayr nem ligava !
Bem, durante a discussão no trabalho, como eu já disse, lembrei do meu avô e mais que isso eu pensei que se eu for resistente a essas mudanças, as pessoas vão ler o que eu escrevo e me achar VELHA ! Deus me livre !
A história não para por aí ... eu reenviei esse e.mail para diversas outras pessoas e enquanto todos a minha volta estavam "sentando o pau" nas mudanças, recebi um mensagem de um amigo dizendo que tinha ADORADO ! Achava simples, fácil e isso tudo iria descomplicar a língua. Bom, diante de tanto paradoxo, num aguentei, disse a ele que para mim seria difícil abrir mão de algumas coisas ... e então ele me disse - Conz, a gente tem que abrir espaço para o novo na nossa vida, temos que abrir mão de algumas coisas ... mas abrir mão com alegria e não com pesar !
Tóin ... Nhóin ... Nhóin
Aquilo bateu como uma bigorna na minha cabeça !
Lógico que eu já havia escutado isso e faz todo o sentido, mas nunca tinha feito tanto sentido !
Juntei essa porrada com a história do meu avô, bati no liquidificador do meu "célebro" e agora não estou mais ODIANDO essas mudanças ...

Aqui estão as novas regras para quem quiser conhecer - é só clicar !!!


Se eu já havia ouvido isso tantas vezes e até concordava com essa idéia totalmente ... o que será que mudou ? Será que o contexto tem tudo haver com aprendizado ???

5 comentários:

Unknown disse...

Connie...

Dei uma primeira olhada...adorei e vou me tornar um leitor assíduo...

BJs

Tony Nas

Tony Nas disse...

Já adicionei o seu Blog!

Um beijo

Tony Nas

Anônimo disse...

conz, as vezes ser tao conz tante perde a graça...mudança sempre!!!

Adoramos o Blog....jefegiecaio

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Connie,
Adorei seu texto!
Mas que Farmácia com "ph" é bonito é, não acha?
Não sou desse tempo, mas também já passei por muitas reformas ortográficas. Açúcar com dois ss, xícara com ch, exceção com dois ss, sem falar nas mudanças da acentuação.
Será que vou enfrentar bem essa nova, ou vai dar para perceber que estou "velha"?
beijos

Anônimo disse...

Oi Conz,
Como é difícil aceitarmos as mudanças não é mesmo? Acho que na velha história de "time que está ganhando não se mexe", há momentos em que temos que repensar.
Pode ser que o "EXTRAORDINÁRIO", seja apenas "excelente"?
Um grande beijo de quem te admira.
Monise